Lançamento do podcast Cava: mineração em debate

O Homa participa coletivamente juntamente com a Rede de Pesquisa Rio Doce (CDRH/UFJF-GV, GEPSA/UFOP, Homa/UFJF, Organon/UFES e PoEMAS/UFJF-UFF), o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração e o grupo Terra/UFJF, do podcast Cava: mineração em debate.

“O podcast se propõe a ser mais um espaço de informação sobre a mineração e de debate sobre  o modelo mineral brasileiro. Com ele, queremos desenvolver outras formas e meios para conversar com as pessoas que discutem a mineração ou sofrem os impactos causados por ela.

A proposta do Cava surgiu no contexto da pandemia da COVID-19, quando os grupos que integram a Rede de Pesquisa Rio Doce (CDRH/UFJF-GV, GEPSA/UFOP, Homa/UFJF, Organon/UFES e PoEMAS/UFJF-UFF) discutiam como o distanciamento social poderia dificultar a mobilização, a organização  e a luta por direitos das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão e por projetos de extração mineral em geral. Assim, em conversas com amigos do Terra/UFJF,  que já vinham desenvolvendo atividades vinculadas à comunicação científica, e com o Comitê, nasceu o Cava.

O podcast se inspira em iniciativas exitosas como o Copiô Parente do Instituto Socioambiental e o jornal A Sirene, criado pelas pessoas atingidas pelo desastre no vale do Rio Doce.  Partindo do princípio que o conhecimento se constrói de forma compartilhada, o programa busca criar e fortalecer vínculos de solidariedade, disseminar informação e provocar um debate contextualizado. Em nossos encontros quinzenais pretendemos, a partir da experiência de pessoas que estão nos territórios impactados pela mineração, conversar sobre adversidades e desafios, bem como sobre estratégias e soluções na luta frente à mineração.”

O podcast pode ser ouvido nos principais agregadores. 

  • Texto produzido pelo Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.