Chamada de artigos – Dossiê “Direitos Humanos e Empresas: tópicos relacionados à saúde”

Nosso periódico, Homa Publica – Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas, está com a chamada de artigos aberta até dia 30 de setembro para o dossiê temático.

Neste dossiê, estamos buscando artigos que trabalhem tópicos relacionados à saúde dentro do campo de Direitos Humanos e Empresas, já que o crescente poder do setor privado e das empresas podem implicar diretamente na implementação desses direitos.

A Homa Publica é uma revista de fluxo contínuo que aceita submissão de artigos regulares durante todo o ano. A submissão de artigos para a o dossiê temático “Tópicos relacionados à saúde”, no entanto, vai até dia 30 de setembro.

O periódico está indexado nas seguintes bases: Latindex, Google Scholar, Directory of Open Acess Journals (DOAJ), Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OasisBR), Diadorim, Rede Iberoamericana de Inovación y Conocimiento Cientifico (REDIB), periódicos, Sumários.org, LatinREV e European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIHPLUS).

TEMAS DO DOSSIÊ

Como esse dossiê da Revista foca na saúde e nos direitos em relação à saúde, os tópicos do artigo podem ser relacionados, de forma não taxativa, aos seguintes temas:

  • O papel de corporações internacionais e suas implicações no direito à saúde;
  • Casos de violação ao direito à saúde por corporações internacionais e o acesso a remédios;
  • Direitos Humanos e avaliações de impacto na saúde de atividades empresariais;
  • Estrutura jurídica internacional e legislações nacionais em “empresas e direitos humanos” aplicados ao direito à saúde;
  • Possibilidades e limitações do Draft do Tratado sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU, especialmente tópicos relacionados ao direito à saúde;
  • Privatização de sistemas de saúde, o papel de empresas transnacionais e implicações para a garantia do direito à saúde;
  • Captura corporativa da governança global de saúde e de processos de tomada de decisões nacionais;
  • Implicações de medidas de austeridade para a implementação do direito à saúde e o papel das grandes corporações;
  • Cobertura global de saúde e o papel das empresas transnacionais;
  • Implicações do comércio internacional e de tratados de investimento para o direito à saúde, especialmente o uso de mecanismos de negociação Investidor-Estado.

NORMAS

O prazo de submissão para o dossiê é até o dia 30 de setembro de 2020. Para enviar o artigo, é necessário possuir uma conta em nossa página de periódicos, que pode ser registrada através do link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/HOMA/user/register.

Os artigos devem ser inéditos, conter entre 25 à 60 mil caracteres, incluindo espaços, e enviados em dois formatos, .DOC (ou .DOCX) contendo a identificação do autor, e PDF sem identificação do autor. São aceitos trabalhos na língua portuguesa, espanhola e inglesa.

Ao submeter o artigo, o autor está de acordo com que seus direitos autorais sejam transferidos à Homa Publica – Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas, caso o artigo seja publicado pela Revista. As normas específicas de formatação do documento, conteúdo, citações e referências bibliográficas podem ser acessadas no seguinte link: https://bit.ly/DHERevista01

AVALIAÇÃO

Os artigos passarão por uma avaliação prévia realizada pelo Corpo Editorial, que vai verificar se foram atendidos os requisitos formais de submissão e, se necessário, fazer sugestões no documento.
Os editores convidados responsáveis pelo dossiê desta edição, são Dr. Pedro Villardi, integrante do Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual (GTPI) e da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); e Drª. Marcela Vieira, pesquisadora e coordenadora do “Knowledge Network for Innovation and Access to Medicine” do Graduate Institute of International and Development Studies, de Genebra.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.