O Centro

O Homa – Centro de Direitos Humanos e Empresas foi criado em 2012 na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio da Fundação Ford – Brasil, como centro acadêmico de pesquisa e extensão.

A criação partiu do reconhecimento de uma lacuna acadêmica e jurídica na produção de conhecimento qualificado e na assessoramento acadêmico-jurídico das organizações da Sociedade Civil e do Poder Público sobre temas envolvendo violações de Direitos Humanos por empresas, especialmente na busca de se alcançar mecanismos efetivos tanto preventivos, quanto de responsabilização das corporações pelas violações cometidas.

Nossa organização entende que o ser humano deve ser o fim de toda instituição. Por esse motivo, escolhemos como nosso nome o termo “Homa”, que significa homem/ser humano no idioma Esperanto, criado como uma proposta de ser uma língua universal.

Nesta mesma lógica, e diferente da nomenclatura majoritária do campo de estudo “Empresas e Direitos Humanos”, nós nos denominamos como Centro de Direitos Humanos e Empresas, justamente por acreditarmos que este tema deve ser tratado sob uma lógica de proteção efetiva desses direitos. Sendo assim, estes devem vir à frente das empresas nessa discussão jurídica, política e acadêmica.