Pesquisadora e fundadora do Homa, Manoela Roland integra equipe do Ministério dos Direitos Humanos

Texto: UFJF/notícias

A pesquisadora e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Manoela Roland, assumiu uma posição na equipe da Coordenação-Geral de Empresas e Direitos Humanos, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) do Governo Federal brasileiro. Roland traz para o cargo uma vasta experiência de anos de pesquisa, sendo também coordenadora do Homa (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e Empresas) e editora-chefe da Revista Homa Publica (Periódicos UFJF).

Roland detalha que a missão da Coordenação é complexa e abrangente. Em termos gerais, o objetivo é estabelecer uma política nacional robusta que assegure o cumprimento das diretrizes de Direitos Humanos em empresas brasileiras. Para alcançar essa meta, o setor promoverá um diálogo inclusivo, convidando uma variedade de representantes de diferentes setores para contribuir com suas perspectivas e experiências.

Quando questionada sobre como sua experiência na UFJF e suas pesquisas influenciaram sua nomeação para o cargo, Roland afirmou que o convite é, também, um reconhecimento ao trabalho do próprio Homa, “cuja trajetória se tornou referência nacional e internacionalmente”. Ao longo de sua carreira, a pesquisadora e o instituto alcançaram várias conquistas – exemplos são as participações em mais de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), nas quais Roland teve a oportunidade de debater sobre a amplitude e a aplicação de instrumentos internacionais na proteção dos direitos humanos.

Destacando a relevância do diálogo entre o meio acadêmico e o governo para a promoção desses direitos, Roland argumenta que “a pesquisa é feita dialogando com a sociedade”. Ela ressalta o papel crucial que a universidade pública desempenha na produção de conhecimento, bem como a importância de valorizar pesquisas realizadas fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. “A pesquisa feita  na UFJF não tem fronteiras”, afirma Roland, acrescentando que “existe conhecimento crítico em todos os lugares e, com financiamento justo, eles têm como repercutir ainda mais”.

Os atuais projetos de pesquisa coordenados por Manoela Roland abordam desde o processo de discussão e aprovação de um Tratado Vinculante sobre Empresas e Direitos Humanos junto à ONU, até a identificação das lacunas que devem ser preenchidas e quais padrões internacionais devem estar presentes em um marco legal sobre direitos humanos e empresas no Brasil.

Manoela Roland é a segunda pesquisadora da UFJF a integrar Ministério dos Direitos Humanos

A nomeação de Roland vem apenas alguns meses após a pesquisadora Fernanda Thomaz, também da UFJF, ter sido convidada para assumir a coordenação de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas no mesmo ministério. Ambas as nomeações destacam o papel significativo que a ciência – bem como uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão como a UFJF – desempenham na promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil.

Sobre o MDHC

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) é o órgão governamental brasileiro responsável por articular políticas interministeriais e intersetoriais voltadas à promoção e proteção dos Direitos Humanos no país.

O MDHC é estruturado em cinco unidades principais, cada uma com foco em um segmento específico da sociedade: a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNPDDH), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.