Em dezembro de 2013, o Homa esteve presente no II Fórum Internacional da ONU em Empresas e Direitos Humanos, que ocorreu dos dias 02 a 04.
O Fórum Internacional foi o espaço escolhido para que o Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre a temática pudesse se encontrar com o setor empresarial, a sociedade civil internacional, os Estados e com a comunidade acadêmica, para discutir os avanços e retrocessos na tensa relação entre a atividade empresarial e a “Proteção, Promoção e Respeito” aos Direitos Humanos, bem como propor soluções e alternativas, realizar denúncias de violações de Direitos Humanos por empresas e se articularem para realização de outros eventos sobre o tema.
Pudemos perceber a desconfiança com que o evento tem sido olhado pela Sociedade Civil Internacional, pela possível “colonização” das discussões pelas empresas, e pela falta de “paridade material” nos painéis. No entanto, a iniciativa para organização de uma “esfera discursiva” é um avanço que permite a denúncia pública de violações a Direitos Humanos e o embate direto entre violadores e aqueles que tiveram seus direitos violados.
O Homa, no seu primeiro ano de participação, foi o único centro acadêmico brasileiro a estar presente no evento, comprovando a ainda incipiente agenda de pesquisa em Direitos Humanos e Empresas no Brasil dentro das universidades, o que significa que ainda há muito a se fazer, e espaço a ser conquistado.
Para uma visão mais completa da percepção do Homa sobre o II Fórum Internacional da ONU em Empresas e Direitos Humanos, acesse o nosso relatório.
Clique Aqui para ver o relatório.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!