Nota de Repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos realizado por golpistas ontem
Assistimos chocados, na data de 08 de janeiro de 2023, golpistas invadirem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto e destruírem o patrimônio público. Tais atos são qualificados como terroristas e de natureza fascista, e atentam contra a democracia brasileira. Ainda mais preocupante foi a demora de ação da polícia militar do distrito federal, que permitiu o avanço dos vândalos sobre as instituições sem qualquer ação.
O Homa manifesta seu repúdio a tais atos, e exige que sejam investigadas detalhadamente as pessoas envolvidas nos inúmeros crimes cometidos, especialmente no atentado ao Estado Democrático de Direito, assim como os financiadores destas ações. Cabe ainda a apuração sobre a negligência das autoridades do distrito federal. Esperamos que a intervenção federal possa responsabilizar adequadamente os agentes públicos que não cumpriram com suas funções, e assegurar que tais atos não se propaguem em Brasília.
De igual modo, esperamos que as Instituições Públicas estejam comprometidas a uma investigação detalhada destes grupos extremistas e sua ação contra a democracia brasileira. Já basta das ocupações de quartéis e demais atos praticados por estes grupos que constituem-se em crimes contra a nação. É preciso cumprir com o clamor popular de não conceder nenhum tipo de anistia a golpistas e agentes do Estado que pactuam com esta violência.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!