O Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca organiza o I Congresso de Direito Transnacional (CONDITRANS). O prazo para a submissão de artigos termina em dia 16 de janeiro.

O I Congresso de Direito Transnacional (CONDITRANS) – Desafios e perspectivas na contemporaneidade faz parte de um projeto que visa o estudo do Direito Transnacional em suas mais variadas vertentes especializadas. Partimos do princípio de que a globalização provoca mudanças profundas na estrutura econômica, política e jurídica dentro e além das fronteiras dos Estados, fazendo-se necessário, portanto, reequacionar antigas soluções aos problemas hodiernos, ou seja, é preciso encontrar respostas que contribuam para o melhor enfrentamento das diversas crises que está a afligir o globo e a nos afetar diretamente. Nesta seara, o nosso objetivo principal prende-se em congregar esforços no sentido de verificar como o Direito Transnacional pode moldar, facilitar e desafiar o nosso atual cenário jurídico-político fragmentado. Convidamos assim a comunidade acadêmica, formada por juristas e não juristas, jovens pesquisadores e professores, para participarem de um espaço de reflexões e críticas em torno dos desafios e perspectivas do Direito Transnacional na contemporaneidade.

O I CONDITRANS decorrerá na Universidade de Salamanca (Espanha), entre os dias 17 e 18 de março de 2016. Dentre os seus painéis encontram- se diversas temáticas que englobam tanto o direito público, quanto o direito privado, mas todos especialmente dedicados à discussão de trabalhos que explorem os fenômenos e os efeitos do Direito Transnacional na vida cotidiana dos indivíduos. Neste sentido, serão bem-vindos os trabalhos que abordem as seguintes temáticas:

  1. Pluralismo jurídico e Estado de Direito Constitucional e Transnacional;
  2. Proteção transnacional dos direitos humanos, ambientais e laborais;
  3. Problemas migratórios e crise dos refugiados no espaço transnacional;
  4. Diálogo entre Cortes e cooperação judicial no espaço transnacional;
  5. Regulação e controle da arbitragem transnacional;
  6. Branqueamento de capitais e corrupção no espaço transnacional;
  7. Direito dos negócios e das sociedades em um contexto transnacional;
  8. Proteção de dados e direitos do autor no espaço transnacional;
  9. Desafios do direito penal no espaço transnacional;
  10. Políticas de segurança e terrorismo no espaço transnacional;

Visite a página do evento no facebook para mais informações: https://www.facebook.com/conditrans1/

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.